Aliusvetus

Associação Cultural História e Património

Apresentação

É uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Alhos Vedros, concelho da Moita.

A ASSOCIAÇÃO tem por fim a promoção do debate e acção cultural com incidência na História, Cultura, Património e Artes do concelho da Moita, promovendo a recreação histórica, encontros, saraus, debates, passeios e demais actividades que os associados entendam em plano de acção serem úteis para a promoção e divulgação da história, cultura, ciência, formação, divulgação de actividades artísticas, dando especial ênfase às matérias de temática local e regional.

As nossas actividades têm-se desenrolado na área da divulgação e recreação histórica, com a publicação da revista FORAL 2014 e a organização da Feira Medieval de Alhos Vedros, pondo em prática as experiências adquiridas por alguns dos seus associados em outras actividades de recreação histórica.

Em 2014 participámos activamente na Comissão Organizadora das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Alhos Vedros e nesse âmbito organizámos 3 grandes eventos: Desfile Histórico Etnográfico comemorativo dos 500 anos do Foral, Ceia Medieval, com mais de 400 comensais e a 7ª Feira Medieval de Alhos Vedros de 29 Maio a 1 Junho.

Em 2015, participámos activamente nas Comemorações dos 600 anos da passagem de D. João I por Alhos Vedros, com uma reconstituição histórica do desembarque de D. João I no Cais das colunas, em Lisboa.

Em 2014 iniciámos uma colaboração com as câmaras de Montijo e Palmela, na organização da Feira Quinhentista do Montijo e da Feira Medieval de Palmela.

Em 2016, também a convite da Câmara Municipal do Barreiro, iniciámos a Feira Quinhentista de Coina.

Ao longo dos anos, temos vindo também a construir um Guarda-Roupa composto actualmente por mais de 800 fatos, bem como diversos material de decoração que temos disponibilizado para diversas feiras medievais e outros eventos.

A Associação, através do seu Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros, tem participado em diversas Feiras Medievais em todo o país aceitando convites de diversas Autarquias Locais, companhias de recreação histórica e outras Associações:

2008 - Alhos Vedros, Chaves;

2009 - Vidigueira, Almodôvar, Monsanto, Avis, Belver, Alhos Vedros, Trancoso, Santiago da Guarda, Ansião, Ourique, Sabrosa, Chaves, Meruje, Oliveira do Hospital, Barra Cheia-Alhos Vedros, Barreiro;

2010 - Vila Pouca da Beira, Arzila, Alhos Vedros, Trancoso, Castanheira de Pera, Chamusca, Castro Marim, Serpa, Castelo de Vide, Moita, Barreiro, Alhos Vedros;

2011 - Chamusca, Castanheira de Pera, Constância, Vila Verde, BTL-Lisboa, Vila Franca de Xira, Alhos Vedros, Quinta do Conde - Sesimbra, Porto de Mós, Castro Marim, Sortelha, Carcavelos, Sobreda Caparica;

2012 - BTL-Lisboa, Vila Chã de Ourique, Vila Franca de Xira, Pinheiro Grande, Sesimbra, Óbidos, Castro Marim, Alvalade do Sado, Alhos Vedros;

2013 - BTL-Lisboa, Castelo Mendo, Barreiro, Alhos Vedros, Elvas, Vila Chã de Ourique, Castro Marim;

2014 - BTL-Lisboa, Alhos Vedros, Elvas, Setúbal, Belmonte, Castro Marim, Sortelha, Montijo, Palmela, Moita, Barra Cheia;

2015 - BTL-Lisboa, Montargil, Pombal, Castelo Mendo, Alhos Vedros, Alcochete, Setúbal, Conimbriga, Costa da Caparica-Inatel, Lisboa, Leiria, Castro Marim, Montijo, Palmela, Seixal, Alenquer.

2016 – BTL-Lisboa, Corroios, Lavradio, Gradil, Baixa da Banheira, Alcochete, Aldeia Galega da Merceana, Setúbal, Conimbriga, Foz do Sizandro, Leiria, Alfaiates, Sabugal, Castro Marim,

Organização da 9ª Feira Medieval de Alhos Vedros

Organização da 3ª Feira Quinhentista de Aldeia Galega-Montijo

Organização da 3ª Feira Medieval de Palmela